• Home
  • Notícias
  • Tudo pronto para o 2º Seminário de Mulheres do Sintufes

Tudo pronto para o 2º Seminário de Mulheres do Sintufes

Tudo pronto para o 2º Seminário de Mulheres do Sintufes

Encontro será nos dias 07 e 08 de novembro, na sede do sindicato, em Goiabeiras. Veja como participar!

Olga Benário, sempre presente!

As trabalhadoras e aposentadas da categoria podem se preparar! É que está tudo pronto para o 2º Seminário de Mulheres do Sintufes, que será realizado nos dias 07 e 08 de novembro de 2013, na sede do sindicato, no campus de Goiabeiras da Ufes, em Vitória.

O encontro vai debater o contexto histórico da luta das mulheres, identidade da mulher, opressão e violência de gênero, a mulher no mercado de trabalho e a ditadura da beleza, que são temas das palestras.

Haverá ainda rodas de canto e dança e muito mais. (Confira os detalhes na programação ao final da matéria.).

Inscreva-se!

Interessadas e interessados em se inscrever, devem enviar e-mail para sindicato@sintufes.org.br solicitando a sua inscrição até o dia 06 de novembro. As inscrições podem ser feitas também na sede do sindicato. Entre em contato para mais informações: (27)3325-6450.

Homenagem à Olga

O 2º Seminário de Mulheres do Sintufes fará homenagem à mulher, militante comunista alemã, de origem judaica, Olga Benário Prestes.

Ela veio ao Brasil, nos anos 1930, para dar apoio ao Partido Comunista Brasileiro. E ganhou destaque ao se tornar guarda-costas do então secretário-geral do partido, Luiz Carlos Prestes, de quem foi companheira, tendo com ele uma filha, Anita Leocádia Prestes.

Deportada pelo Governo de Getúlio Vargas para Alemanha, Olga foi assassinada na câmara de gás pelo regime nazista, em 23 de abril de 1942, durante a Segunda Guerra Mundial, aos 34 anos.

A frase na arte do seminário Lutei pelo justo, pelo bom e pelo melhor do mundo é um trecho da última carta que Olga escreveu ao marido e à filha, momentos antes de ser morta pelo Exército alemão.

“Olga Benário, sempre presente”!  Leia a íntegra da carta aqui

PROGRAMAÇÃO 2º SEMINÁRIO DE MULHERES DO SINTUFES 

07 DE NOVEMBRO DE 2013 (QUINTA-FEIRA)

8h30 Café

9h AberturaAna Maria Hoffmam, coordenadora-geral do Sintufes; Jupiara de Castro, ex-coordenadora de Raça e Etnia da Fasubra; e Janine Vieira Teixeira, coordenadora-geral da Fasubra.

9h30 – Contexto histórico da Luta das MulheresJoanicy Leandra Pereira, coordenadora de Assuntos Jurídicos e Terceirizados do Sintufes.

10h – Identidade da MulherClaudete Bispo, representante da Associação de Mulheres da Grande São Pedro e Ponto de Memória da Grande São Pedro; e Jussara Bezerra de Menezes, coordenadora de Formação e Política Sindical do Sintufes.

10h30 – Debate

12h – Almoço

14h – Opressão e Violência Contra a MulherArminda Rosa da Silva Rodrigues, delegada da Delegacia Especializada da Mulher de Vitória.

15h30 – A mulher no Mercado de TrabalhoLucimar Barbosa, secretária de Relações Sindicais do Sindicato dos Bancários do Espírito Santo (Sindibancários-ES).

17h Roda de Canto e Dança

08 DE NOVEMBRO DE 2013 (SEXTA-FEIRA)

8h30 Café

9h – A Ditadura da BelezaJupiara de Castro, ex-coordenadora de Raça e Etnia da Fasubra

10h – Debate

12h – Almoço

14h Roda de Canto e Dança

FIQUE POR DENTRO

Cadastre-se e receba informações sobre as atividades do Sintufes

Logo