História

História

O Sindicato dos Trabalhadores na Universidade Federal do Espírito Santo – SINTUFES, tem seu primeiro registro no dia 31 de julho de 1992, na ata da plenária final do II Congresso dos Funcionários da Universidade Federal do Espírito Santo (Confufes). O evento é considerado até hoje como um marco na organização dos trabalhadores da Ufes, pois teve como decisão mais importante, a transformação da Associação dos Servidores da Ufes (Asufes) em sindicato, com amparo no próprio estatuto da entidade, onde respaldava o Confufes como instância máxima da Asufes.

A criação do SINTUFES representa um importante marco na história do movimento sindical dos técnico-administrativos da Ufes, que teve início no ano de 1977, a partir da criação da Asufes. Em plena ditadura militar, os trabalhadores da Ufes empreenderam várias mobilizações em prol de luta pela redemocratização em nosso país, além de melhoria salarial e de condições de trabalho. Essas mobilizações tiveram o ápice em 1982, através de uma greve que mobilizou praticamente todos os trabalhadores da Ufes e que questionou o papel, até então omisso, da Asufes como entidade ligada o regime político vigente. Não tardou para que ainda em 1982, os trabalhadores criassem a Associação de Funcionários da Ufes (Afufes), cujo objetivo foi a conscientização dos trabalhadores e a luta pelos interesses da categoria. Essa mesma mobilização foi empregada na conquista da direção da Asufes, mudando totalmente o perfil assistencialista para qual foi criada. As entidades coexistiram durante seis anos até a sua unificação em 1988, aprovada no I Congresso dos Funcionários da Ufes. Com a unificação das duas entidades, a Afufes foi extinta e a Asufes ficou sendo responsável pelo encaminhamento das lutas colocadas para os trabalhadores das universidades e também para os servidores públicos de uma maneira geral. A transformação da Asufes em sindicato, no ano de 1992, permitiu a ampliação das ações em prol dos trabalhadores, marcando uma nova etapa para a representação coletiva da categoria.

O Sintufes é até hoje para os capixabas, uma referência na luta incansável pelos direitos humanos e pela defesa da classe trabalhadora, constituindo-se numa entidade que sempre se fez presente nos momentos históricos da nossa categoria e do nosso país.

Princípios e prerrogativas

O SINTUFES é uma organização sindical de caráter classista, autônoma e democrática, para a defesa dos interesses imediatos e históricos dos trabalhadores, na luta por melhores condições de vida, trabalho;» É uma entidade pautada na defesa incansável da saúde e educação pública, de qualidade e acessível a todos;» Defendemos o direito a qualidade de vida, ao desenvolvimento sustentável sem prejuízo ao meio ambiente;» Lutamos pela defesa dos direitos humanos e no combate as injustiças sociais;» Apoiamos todos os movimentos sociais na luta por uma sociedade mais justa em nosso país;» Defendemos os direitos e interesse coletivos ou individuais da categoria, inclusive questões administrativas, judiciais e extrajudiciais, podendo representa-lo perante quaisquer autoridade e atuar como substituto processual, bem como propor ações coletivas em defesa de interesses difusos, coletivos ou individuais homogêneos;» Nossa luta é pautada pela autonomia sindical frente a partidos políticos, credos religiosos e ao Estado;» Estaremos engajados na filiação a outras organizações de caráter sindical no território nacional ou fora dele, desde que aprovado pela categoria;» Manteremos relações com as demais entidade de classe de categorias profissionais, com o objetivo de concretizar a solidariedade na luta pelos interesses gerais dos trabalhadores;» Iremos eleger representantes da categoria para participação em eventos ou atividades que se fizerem necessários;» Estabeleceremos contribuições a todos os filiados da categoria representadas, visando garantir sua independência e autonomia;» Celebraremos convênios, convenções e acordos coletivos;

O SINTUFES é constituído pelos seguintes organismos:

I Congresso – SINTUFES;II Assembléia Geral;III Diretoria Colegiada;IV Comissão Sindical de Base;V Conselho Fiscal.

O SINTUFES tem presença através da sua sede no campus de Goiabeiras, na sua sub-sede localizada no campus de Maruípe e representações nos campi de Alegre e São Mateus.

DocumentosCaso não consiga visualizá-los, instale o programa Acrobat Reader.

Estatuto do SINTUFESRegimento Interno do SINTUFES

Ficha de Filiação do SINTUFES

FIQUE POR DENTRO

Cadastre-se e receba informações sobre as atividades do Sintufes

Logo