• Home
  • Notícias
  • Democracia o X da questão! Consulta pública para a vice-reitoria já!

Democracia o X da questão! Consulta pública para a vice-reitoria já!

Democracia o X da questão! Consulta pública para a vice-reitoria já!

Sintufes lança campanha para que escolha da vice-reitora seja democrática. Estudantes também querem votar!

O reitor da Ufes tem que abrir consulta pública para que toda a Universidade ajude a escolher quem será a vice-reitora (queremos outra mulher!) ou o vice-reitor da instituição, pois o cargo está em vacância desde a repentina e irreparável perda da professora Cida Barreto.

Portanto, reitor, favor convocar as eleições, pois os trabalhadores técnico-administrativos em educação, professores e estudantes podem e querem ter o poder de decisão!

Confira aqui o vídeo em que estudantes mostram sua posição em favor da consulta pública!

Tempo curto! De acordo com o Decreto 1.916/1996, o Conselho Universitário da Ufes tem até o dia 02 de novembro de 2013 para apresentar uma lista tríplice com nomes para concorrerem ao cargo de vice-reitor. A decisão pode ser tomada pelo próprio Conselho. O que manterá a áurea de centralização do poder na Ufes.

Não centralize a decisão, reitor. Aproveite a oportunidade e promova um ato democrático em sua gestão. Pois sua administração tem ares de anos de chumbo, de falta de diálogo com a comunidade acadêmica e de falta de democracia, em pleno século 21!

Histórico de luta em favor da democraciaEm novembro de 1998, há quase 15 anos, o Sintufes reafirmava seu posicionamento histórico em favor de uma Universidade plural e democrática quando fez o V Congresso dos Trabalhadores na Ufes, com o tema: Democracia o X da Questão.

Mas, ainda hoje, a democracia faz falta. Estudantes tiveram suas reivindicações ignoradas em relação ao projeto Minha Casa, Minha Ufes. Foram até expulsos pela PM do campus de Goiabeiras.

Os docentes do Centro de Ciências da Saúde (CCS) foram enganados, após a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) privatizar o Hucam, como se seus anos de trabalho no hospital de nada valessem.

E os trabalhadores técnico-administrativos em educação? Fomos atropelados pela Ebserh. Quem se lembra da lista com mais de 100 nomes colocados à disposição? Aliás, alguém viu algum debate sobre a Ebserh?

Esses exemplos mostram que a ausência de democracia impera na Ufes. Por isso, vamos lutar para que a vice-reitoria só seja ocupada mediante à consulta pública.

Chega de decisão unilateral. A Ufes não é só a Reitoria. Não é só o Conselho Universitário!Consulta pública já!!!

FIQUE POR DENTRO

Cadastre-se e receba informações sobre as atividades do Sintufes

Logo