• Home
  • Agenda
  • No Dia Internacional da Mulher, Sintufes faz reflexão em torno dos impactos da pandemia sobre as mulheres

No Dia Internacional da Mulher, Sintufes faz reflexão em torno dos impactos da pandemia sobre as mulheres

No Dia Internacional da Mulher, Sintufes faz reflexão em torno dos impactos da pandemia sobre as mulheres

Assista ao vídeo do Sintufes em homenagem a todas as mulheres da categoria. Veja os cartões virtuais que o sindicato divulga em lembrança à data


8 de Março de 2021! O Dia Internacional das Mulheres deste ano será marcado pela pandemia de covid-19. Em lembrança à data, o Sintufes fez cartões virtuais que falam sobre os impactos da pandemia na vida das mulheres. O sindicato fez também um vídeo com imagens de mulheres da categoria como forma de homenagear às técnicas e aposentadas da base do Sintufes.

Confira o vídeo!

Impactos da pandemia sobre as mulheres

O Dia Internacional das Mulheres, 8 de Março de 2021, nesta segunda, será marcado pela pandemia da covid-19. São muitos os impactos do novo (a)normal na vida das mulheres. Elas vêm sendo mais afetadas. Tanto no trabalho quanto em casa, onde elas acabam assumindo mais tarefas domésticas e o cuidado com crianças, idosos ou com o familiar que precisa. As mulheres perderam mais empregos na pandemia. Muitas tiveram que se virar para encontrar novas fontes de renda.

O trabalho remoto é um grande desafio para as mulheres, especialmente para as que são mães. 56% delas consideram que ‘dar atenção’ aos filhos é um dos maiores desafios do home office, de acordo com pesquisa da consultoria Filhos no Currículo feita em parceria com o Movimento Mulher 360. Para mães-solo, a pressão é maior. Muitas precisaram reduzir horas de sono, trabalhar na madrugada para conciliar trabalho e cuidado com as crianças.

As mulheres em trabalho presencial não têm vida fácil. 83% das trabalhadoras da saúde tiveram impactos na saúde mental, segundo levantamento da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV EAESP). A pesquisa fez um recorte racial que mostra que as trabalhadoras negras da saúde são mais impactadas pela pandemia. 58,7% delas se sentem despreparadas para lidar com a crise e 38% disseram ter sofrido mais assédio moral. Elas são as que menos receberam testagem para a covid-19 (26%) e têm menos suporte de seus supervisores (54%).


Neste 8 de Março, precisamos dar um basta contra a conjuntura misógina, machista e racista. Familiares de mães-solo podem oferecer ajuda. A luta contra o machismo e a misoginia segue sendo essencial. Homens precisam compreender que não é exclusividade da mulher fazer todas as tarefas domésticas nem cuidar de familiares que precisam de atenção especial. O racismo precisa ser abolido. Mulheres negras serem mais impactadas pela pandemia acaba sendo um triste reflexo da cultura racista, já sempre foram as mais violentadas e assassinadas.

BASTA! Mulheres querem viver e ser respeitadas!

FIQUE POR DENTRO

Cadastre-se e receba informações sobre as atividades do Sintufes

Logo